7 dicas para melhorar sua comunicação

Domine a linguagem corporal

O corpo fala, e fala muito além daquilo que é expresso diretamente por meio das palavras. Assim como o tom de voz e as expressões faciais, a linguagem corporal contextualiza emocionalmente o que está sendo dito, o que facilita a interpretação correta das intenções de quem fala e melhora a comunicação interpessoal. Por isso, é preciso dominar essa linguagem para estar atento aos indícios de interesse ou desinteresse, ou mesmo de ansiedade ou confiança, de seu interlocutor, e basear-se neles para dar seguimento à conversa.

Além disso, é importante estar atento aos indícios que você mesmo evidencia por meio de gestos: são eles que passarão para os outros a autoconfiança e o interesse que você deseja demonstrar. Uma maneira de começar é evitando cruzar os braços, o que releva resistência e apatia; dando apertos de mão firmes e cuidando da sua postura, para que não pareça relaxada. Ao passar a observar cada gesto com mais atenção, você perceberá o que eles revelam e poderá usar isso a seu favor.

Tenha calma

A ansiedade é irmã da insegurança, e a insegurança é um dos principais fatores que fazem com que o que você diz perca credibilidade. Por isso, é muito importante que você não fique nervoso e, caso fique, que isso não atrapalhe a comunicação, seja dificultando a fala ou passando uma impressão indesejada.

Para controlar a ansiedade, respire profunda e lentamente. Não deixe que seus pensamentos te atropelem — para isso, exercícios de meditação podem ser úteis. Não se movimente demais, apenas o necessário para que você esteja sempre confortável, e fale sem pressa, priorizando a clareza de todas as palavras.

Conseguir controlar o próprio nervosismo também transmite tranquilidade e confiança para seu interlocutor, o que aumenta muito a qualidade da comunicação e garante uma melhor transmissão de ideias e opiniões.

COMPARTILHE!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

COMENTE!

Não vai perder esses também né?

© 2021 Viralizz. Se viraliza, tá aqui!